O que é IFIX?
O Índice de Fundos de Investimentos Imobiliários (IFIX) é o único índice da B3 que se refere aos FIIs. Ele apresenta o desempenho médio (retorno total) dos principais FIIs que são negociados na Bolsa de Valores (B3).
É uma carteira teórica de ativos, que é elaborada a partir de critérios preestabelecidos e representa todo o mercado de FIIs. Ele demonstra a variação no preço dos ativos e a distribuição dos dividendos que são distribuídos entre os sócios.
Qual investidor deve acompanhá-lo?
Para responder essa pergunta, primeiro é importante que você saiba qual é o seu perfil de investidor. Ao realizar esse teste, você poderá observar se o FII é um ativo recomendado para seu perfil ou não. Entretanto, esse é um tipo de investimento relativamente conservador, porém tem certos riscos que precisam ser gerenciados e conhecidos.
Qual a sua importância?
IFIX é o principal e único referente ao mercado de FIIs na Bolsa. Isso significa que o índice é a única forma de avaliar a média dos preços e ganhos desse mercado. Ele é utilizado por vários investidores para monitorar o desempenho e a rentabilidade dos FIIs ao longo do tempo.
Qualquer indivíduo que tem interesse em FIIs deve acompanhar o IFIX. Será possível obter informações sobre altas e baixas do mercado, a rentabilidade média dos FIIs, o crescimento no longo prazo etc. Com o índice também é viável fazer comparações entre variadas carteiras para conferir se os fundos estão tendo bons resultados ou não. Por fim, é possível estudar o desempenho dos FIIs em relação ao Ibovespa, o principal indicador de ações da B3.
Quais os critérios do IFIX?
Há diferentes investimentos que compõem o IFIX. São eles as Letras de Crédito Imobiliário (LCI), Ações de empresas do setor, Recebíveis Imobiliários e Fundos de Investimentos. No entanto, existem certas exigências que devem ser cumpridas pelos investimentos para que façam parte do IFIX:
- o Fundo deve estar presente em 60% dos pregões nas últimas 3 carteiras do índice em um período determinado;
- não ter sido resgatado integralmente nas últimas três carteiras IFIX;
- estar entre os fundos mais negociados no último ano;
- não ser classificado como penny stock, que consiste em ter valor média da cota inferior a R$1,00.
Ao saber o que é IFIX, você consegue entender a importância desse indicador ao analisar os investimentos antes de adquiri-los. Para estudar esse índice eficientemente, é necessário que você usufrua de uma boa plataforma de investimentos, como a Ativa Investimentos. Ela entrega análises, ferramentas e soluções completas para seus investimentos!